- Área: 699 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Andrés Asturias
-
Fabricantes: Aluver, Cementos Progreso, LA Metalic, PTS, Representaciones en Madera, Scavolini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio próximo da cidade de Guatemala, a casa LP1 ocupa a parte alta de um terreno, com inclinação pronunciada, rodeado por bosques de pinheiros e ciprestes.
Como o acesso se encontra na parte superior do terreno, buscou-se gerar uma ênfase física ao nível superior da casa que é ocupado pela área de dormitórios, motivo pelo qual sua volumetria e fechamentos buscam o predomínio da privacidade. O volume superior consiste numa caixa de concreto aparente que reflete dito material na parte exterior e interior. Todos os painéis verticais exteriores são de madeira de pinheiro tratado com um desenho dinâmico que evoca a irregularidade da configuração florestal do entorno.
O térreo da residência é ocupado pela área social, a qual em sua maioria está rodeada por vidro, com o propósito de gerar um contato mais direto com a natureza. A família que ocupa a casa conta com três filhos pequenos, motivo pelo qual era importante o contato com os exteriores e obter a maior área de brincadeiras possível.
Utilizou-se concreto aparente nos acabamentos internos, a fim de gerar um contraste com a madeira dos pavimentos e a carpintaria. A proprietária da casa é uma artista de aquarela, aumentando nosso interesse na suavidade dos traços da arte que estariam vestindo a casa, que são enfatizados pelo fundo rústico e forte do concreto aparente.